Blog

Corona Vírus e os cuidados industriais

Estamos vivendo um momento delicado, o coronavírus (COVID-19) fez o mundo parar, países inteiros estão em quarentena, com apenas serviços de extrema necessidade funcionando.  A ordem mundial é: fique em casa, evite o máximo de contato com outras pessoas.

COVID-19

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Coronavírus sobrevive em diferentes sperfícies

Em locais públicos ao redor mundo, tornou-se comum ver gente tentando abrir as portas com os cotovelos, passageiros de trens evitando segurar em barras e alças e pessoas limpando suas mesas no escritório todas as manhãs. 

Nas áreas mais atingidas pelo novo coronavírus, trabalhadores com roupas de proteção pulverizam desinfetante em praças, parques e ruas.

Um estudo publicado na última terça- feira, 17, pela revista científica "New England Journal of Medicine" afirma que o vírus consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico, metal e aço.

O trabalho avalia a resistência do vírus em cinco materiais diferentes, e mostra que o novo coronavírus fica "mais estável" em plástico e aço inoxidável, que são materiais bastante utilizados no dia a dia da população. 

  • Aço inoxidável: 72 horas
  • Plástico: 72 horas
  • Papelão: 24 horas
  • Cobre: 4 horas
  • Aerossolizada/Poeiras: 40 minutos a 2 horas 30 minutos

Cuidados a serem tomados

Além de lavar as mãos com frequência e usar álcool gel, é preciso dar atenção a todas as superfícies, como corrimãos, maçanetas, janelas, mas não apenas fora de casa, e sim, dentro de casa também. 

Previna-se

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Postado por Redação SEIBT
Alterado em: 17/07/2021 10:50

Dúvidas frequentes

Ficou com dúvidas sobre o conteúdo? Envie sua mensagem que iremos te ajudar!