Estamos vivendo um momento delicado, o coronavírus (COVID-19) fez o mundo parar, países inteiros estão em quarentena, com apenas serviços de extrema necessidade funcionando. A ordem mundial é: fique em casa, evite o máximo de contato com outras pessoas.
COVID-19
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Coronavírus sobrevive em diferentes sperfícies
Em locais públicos ao redor mundo, tornou-se comum ver gente tentando abrir as portas com os cotovelos, passageiros de trens evitando segurar em barras e alças e pessoas limpando suas mesas no escritório todas as manhãs.
Nas áreas mais atingidas pelo novo coronavírus, trabalhadores com roupas de proteção pulverizam desinfetante em praças, parques e ruas.
Um estudo publicado na última terça- feira, 17, pela revista científica "New England Journal of Medicine" afirma que o vírus consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico, metal e aço.
O trabalho avalia a resistência do vírus em cinco materiais diferentes, e mostra que o novo coronavírus fica "mais estável" em plástico e aço inoxidável, que são materiais bastante utilizados no dia a dia da população.
- Aço inoxidável: 72 horas
- Plástico: 72 horas
- Papelão: 24 horas
- Cobre: 4 horas
- Aerossolizada/Poeiras: 40 minutos a 2 horas 30 minutos
Cuidados a serem tomados
Além de lavar as mãos com frequência e usar álcool gel, é preciso dar atenção a todas as superfícies, como corrimãos, maçanetas, janelas, mas não apenas fora de casa, e sim, dentro de casa também.
Previna-se
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
- Evite aglomerações se estiver doente.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
- Não compartilhe objetos pessoais.
Postado por Redação SEIBT