A terceira edição da Plástico Brasil, realizada entre 27 e 31 de março no São Paulo Expo, na capital paulista, deixou saldo bastante positivo, na opinião da grande maioria dos expositores.
O evento reuniu em torno de 800 marcas numa área de 40 mil m² para 51 mil visitantes, número 13% superior ao verificado na edição anterior, em 2019.
Ele foi organizado em parceria pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), com promoção assinada pela Informa Markets.
Chamou a atenção a forte presença da indústria de equipamentos, responsável pela maioria dos estandes.
A presença da indústria nacional de equipamentos foi motivo de orgulho para José Velloso Dias Cardoso, presidente executivo da Abimaq.
O dirigente comemora o resultado da iniciativa.
“O público foi muito maior do que imaginávamos. O evento teve excelente desempenho de vendas, com muitos negócios feitos in loco. A quantidade de visitantes do exterior e as vendas internacionais também apresentaram desempenho acima do esperado. Tivemos muitos visitantes da Argentina, do Peru, da Colômbia, do México e de outros países, o que vai gerar muitas exportações”.
Gino Paulucci Júnior, presidente do Conselho de Administração da associação, destaca a importância, para os transformadores, de contarem com linhas de produção modernas.
“Nos últimos cinco anos, a evolução dos equipamentos foi brutal em relação à verificada nos dez anos anteriores”. Para ele, os modelos novos permitem maior produtividade, melhor qualidade das peças produzidas e grande economia de energia, além de facilitarem a inserção dos usuários nos conceitos da indústria 4.0.
Paulucci ressalta a excelência da engenharia brasileira: “Enquanto fabricantes de máquinas de países avançados obtêm desempenhos expressivos usando quinze servomotores, nossos modelos atingem resultados similares equipados com apenas cinco ou seis”.
Para o dirigente, prova da competência pode ser provada pelos bons números alcançados pelas exportações.
Nos dois primeiros meses do ano, as vendas de equipamentos nacionais para outros países atingiram em torno de US$ 2,1 bilhões, valor que representa crescimento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os bons resultados da Plástico Brasil fizeram os organizadores preverem aumento de 20% na área oferecida aos expositores na próxima edição, prevista para 2025.
“Esse ano, alugamos quatro dos oito pavilhões disponibilizados pela São Paulo Expo; na próxima edição vamos reservar cinco”, adianta a show director da Plástico Brasil, Liliane Bortoluci.
Leia na íntegra a participação da Seibt Máquinas na Edição 577 na Revista Pástico Moderno.
Postado por Redação Seibt
Fonte: Plástico Brasil