Blog

Tipos de plásticos recicláveis e suas utilidades

O plástico, é usado por nós diversas vezes durante o dia, mas, você sabe quais são os tipos de plástico existentes e para que podem ser utilizados? Ficou curioso né, leia o post até o final e descubra mais sobre alguns tipos de termoplástico, aqueles que podem ser reciclados.

Polietileno (PE): Esse tipo de plástico é um dos mais utilizados pela indústria, essas são suas principais variações: 

  • PEAD (polietileno de alta densidade): É impermeável, rígido, possui resistência química e mecânica. Desse tipo de polietileno se originam, assentos sanitários, brinquedos, banheira de bebê, entre outros. Devido a sua resistência química é muito usado em embalagens de produtos de limpeza. 
  • PEBD (polietileno de baixa densidade): Esse material é atóxico, flexível e,por isso, é bastante usado para produzir sacolas de mercado, pacotes de fraldas, sacos de lixo, a embalagem onde colocamos o soro hospitalar e muitas outras coisas presentes em nosso cotidiano. 

Sistema de Reciclagem PE/PP

Polipropileno (PP): Existem 2 tipos de polipropileno são eles: 

  • Polipropileno homopolímero: Através dele é possível fabricar dobradiças,autopeças, fibras e monofilamentos. Esse tipo de plástico se comparado ao PEAD apresenta maior ponto de amolecimento, maior dureza superficial e é mais sensível à oxidação. 
  • Polipropileno Copolímero: O copolímero, tipo de plástico encontrado em utilidades domésticas, é transparente, tem maior flexibilidade e resistência mecânica que o homopolímero. 

Polietileno Tereftalato (PET): É resistente ao impacto, leve e transparente.

Podemos encontrar esse tipo de plástico em garrafas de refrigerante, água, diversos tipos de embalagens de supermercado, frascos de produtos de beleza e higiene, entre outros. 

Sistema de Reciclagem PET

----

Fontes: https://www.ecycle.com.br/706-tipos-de-plasticos, http://www.sindiplast.org.br/tipos-de-plasticos/ 

Postado por Redação Seibt
Alterado em: 17/07/2021 10:55

Dúvidas frequentes

Ficou com dúvidas sobre o conteúdo? Envie sua mensagem que iremos te ajudar!