Blog

Quem são e o que fazem os principais profissionais da Indústria

Para saber como funciona uma indústria de verdade, é preciso primeiro entender individualmente as peças que a compõe certo? Então entenda a seguir quais são as profissões fundamentais no setor industrial para que tudo possa fluir corretamente. 

Os metalúrgicos são profissionais que realizam o tratamento e a produção de metais de diferentes tipos. São responsáveis por executar várias etapas desde a extração até o manuseio e a transformação final, estão aptos a operar máquinas, fiscalizar e acompanhar linhas de montagem/produção.

As principais etapas realizadas dentro da indústria metalúrgica são: Fundição, que ocorre quando um metal em seu estado líquido é colocado em um molde para atingir a forma desejada, e é onde são produzidos materiais não ferrosos. 

A produção de ferroligas e ferro-gusa, onde são fabricados os tubos por exemplo. Temos ainda a fundamental área siderurgia, que fabrica e trata aços fundidos, criando vários objetos que facilitam nosso cotidiano. 

Já um soldador tem como função unir e cortar peças através de uma fusão metálica, responsável por realizar soldas em aço carbono e aço inox, furos, chapas e equipamentos. Essa é profissão fundamental na indústria, pois através dela surgem diversos materiais essenciais para nós. 

Temos ainda, o serralheiro que desenvolve cortes, furações e soldas em metais como ferro e alumínio, produzindo peças como portas, janelas, grades e esquadrias. Essas peças são fundamentais em várias construções. 

Todas essas profissões são essenciais para nossa economia e ajudam no desenvolvimento e crescimento do país. 

Fontes:

https://www.mecanicaindustrial.com.br/580-o-que-faz-um-metalurgico/

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/industria-metalurgica/5033

http://www.curso-nr-13.com.br/profissao-soldador.aspx?cod_curso=SOLM

https://www.guiadoconstrutor.com.br/blog/o-que-faz-um-serralheiro#:~:text=O%20serralheiro%20%C3%A9%20o%20profissional,%2C%20janelas%2C%20grades%20e%20esquadrias

Postado por Redação SEIBT
Alterado em: 17/07/2021 10:54

Dúvidas frequentes

Ficou com dúvidas sobre o conteúdo? Envie sua mensagem que iremos te ajudar!